Seguro Desemprego, 2012 – 2013

| 13 de July de 2012 | 0 Comments

Não existe coisa pior para um cidadão brasileiro humilde do que perder o emprego, pois, mesmo o pagamento sendo pouco, é aquele dinheiro que segura as despesas da casa. Durante todo o mês os trabalhadores ficam esperando os seus salários para pagar aluguel, água, luz, telefone e comprar alimentação para a família e quando eles se deparam com o desemprego eles ficam desesperados.

Felizmente o governo criou há muito tempo o seguro desemprego que consiste em pagar os trabalhadores desempregados por um período estipulado o valor de um salário mínimo, esse benefício pode ser disponibilizado por três a cinco meses, após a demissão.

Os trabalhadores para ter direito ao seguro desemprego precisam estar em alguma dessas situações, são elas: estar desempregado, ter recebido salários consecutivos por 6 meses, tiver sido empregado de uma pessoa jurídica por 6 meses nos últimos 3 anos, não possuir renda própria para sustentar a família, e muitas outras.

O seguro desemprego pode ser requerido nos postos de atendimento das delegacias regionais do trabalho (DRT), no SINE ou nas ruas da cidadania. Para conseguir esse benefício o trabalhador precisa comparecer a um dos locais citados com os seguintes documentos: comunicação de dispensa CD (via marrom) e requerimento do seguro desemprego SD (via verde), ambos fornecidos pelo empregador; termo de rescisão do contrato de trabalho quitado; carteira de trabalho (CTPS); comprovante do PIS/PASEP; comprovante do saque do FGTS e os dois últimos holerites.

O pagamento do seguro desemprego é feito em qualquer agência bancária da Caixa Econômica Federal, para mais informações a respeito do seguro desemprego 2012 e 2013, basta acessar o endereço: http://www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/seguro_desemprego/index.asp.

Category: Dicas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *